
O processo histórico da erva-mate em Ilópolis, RS, é uma jornada de 500 anos, dos métodos indígenas manuais com "Caá" (erva) até a industrialização moderna, celebrada no Parque do Ibama, mostrando a evolução desde a coleta e sapeco (secagem rápida) indígena, passando pela adaptação de equipamentos rústicos por imigrantes italianos, até as modernas esteiras, fornalhas automatizadas e máquinas de moagem das ervateiras atuais, consolidando Ilópolis como "cidade da erva-mate".
Conheça mais sobre a Erveira, árvore símbolo do Rio Grande do Sul, e que dela se faz principalmente o Chimarrão, a bebida símbolo da hospitalidade dos gaúchos.
Você conhecerá um projeto desenvolvido e executado pelas Ervateiras de Ilópolis, Agricultores, Administração Municipal e Colaboradores. Com pesquisa e conceituação, as reconstruções foram feitas de forma original e réplicas, contando a história da Erva-Mate em seis períodos históricos.
Toda madeira utilizada nas apresentações foram extraídas com Licenciamento Ambiental, disponível para consulta no site www.ilopolis-rs.com.br. A Erva-Mate utilizada, é fornecida por proprietários rurais e devidamente registrada. O uso do fogo e da água se fazem necessários para a encenação das etapas do processo histórico de beneficiamento da Erva-Mate.
CONTATO:
ATENDIMENTO
Aberto
Endereço:
Rua 7 de abril
E-mail:
turismo@ilopolis.rs.gov.br
Site:
https://www.turismo.ilopolis.rs.gov.br
VER MAIS

DETALHES 
Festa da Partilha
Programação do triduo:
16/01: 19h
17/01: 19h
18/01: 17h
E no dia 21/01 às 10h Celebração com momentos fortes de espiritualidade. Esperamos você